sexta-feira, 29 de abril de 2011

Texto AS TRÊS ECOLOGIAS - Kamila Ferreira Marinho

              O autor Félix Guattari faz uma crítica a condição atual do planeta, partindo da ecosofia, que seriam as três ecologias: a do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana.
              É possível, a partir do texto refletir sobre a  deteriorização das relações. A expansão das redes sociais demonstra bem isto. Os sujeitos criam amizades de forma remota, sendo que assim que interessar, com apenas um botão toda esta rede estará desligada. Talvez a grande proporção em que as redes sociais chegaram tenha sim muito haver com o que autor cita no texto.  Tecnologias avançadas, força de trabalho produzindo potencialmente e, no entanto, já quase não temos tempo para relações mais intensas, relações familiares e reflexão. Com isso, é necessário segundo o autor que a ecosofia social reinvente maneiras de ser no seio de casal, da família, do contexto humano, do trabalho etc.
              Há certa contradição se pensarmos que o homem esta produzindo diariamente uma autodestruição. Enquanto parece que alcançamos altos níveis em se falando de tecnologia, produzimos conhecimentos, o planeta se modifica e não paramos, em momento algum para refletir sobre isso, com o pretexto que não temos tempo para mais nada.
              Guattari comenta ainda que precisamos aprender a pensar transversalmente, de forma que consigamos analisar cultura e natureza de forma sincronizada, e não uma isolada da outra.
              O autor refere que no registro das práticas “psi” tudo deveria ser reinventado para que os processos não se congelem em uma mortífera repetição. Será preciso reinventar métodos, para que a destruição das ecosofias sejam revertidas. Isto vale para as três, a do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana.
              É necessário, neste momento que pensemos em uma nova forma de agir, não há com certeza como se voltar ao passado, mas é possível recomeçar um caminho. O planeta que temos hoje é resultado do feito por cada um de nós, portanto podemos também modificá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário